A preocupação empresarial frente ao uso de email nas nuvens

Ao acessarmos nossos emails diretamente no provedor (Gmail, Yahoo, Terra, UOL, Hotmail), em vez de baixá-los para o cliente de email (Outlook) que está no nosso computador, estamos praticando o clouting computing, isto é, navegamos nas nuvens para recebermos e enviarmos mensagens.
Ou seja, de qualquer lugar em que estivermos no planeta terra, se tivermos conexão de internet, poderemos acessar a nossa caixa postal, que está sob a responsabilidade de um provedor, dono de uma nuvem privada, de propriedade exclusiva para uso de seus usuários; este provedor detém o controle de uso e suporta os custos de infra-estrutura.
O email de empresa na nuvem é mais do que isso: significa economia de escala e produtividade.
Um provedor de nuvem é capaz de fornecer o serviço a milhões de usuários, propiciando a todos gigantesca capacidade de armazenamento, a custos compatíveis e incomparavelmente menores.
Mas há custos ocultos, que a empresa deve estar atenta, além de ter certeza de que o provedor de e-mail em nuvem suporta suas necessidades e fornece garantias e mecanismos de controle de segurança, de acordo com a dinâmica exigida pelo ambiente da empresa.
Os custos ocultos estão ligados aos aspectos legais do país de origem do serviço e do país de origem do conteúdo armazenado em nuvem, além da parte especificamente contratual.
A migração para email na nuvem exige estratégia, que dependerá principalmente do tipo de negócio da emprsa, o que determinará o nível de segurança que esta corporação necessita para que os seus usuários tenham acesso confortável à infraestrutura.
Alan Yukio Oka, em texto no site da Dualtec (http://www.dualtec.com.br/cloud-exchange), enumerou seis benefícios do email nas nuvens, para agilizar a rotina e aumentar a produtividade da empresa:
- acesso a emails, calendário, tarefas e contatos de qualquer lugar;
- tempo ocioso pode ser transformado em produtivo;
- resposta mais rápida a email aumenta a satisfação dos usuários;
- agendamento de reuniões rapidamente e com confiança;
- executivos e outros tomadores de decisão ficam melhor informados e se mantem a par de mudanças ou eventos nos negócios em tempo real;
-usuários podem encontrar as informações necessárias rapidamente e trabalhar com elas, não importando onde estejam.
A tecnologia do cloud computing está em constante aperfeiçoamento e em largo uso no mundo.
O que apresenta dificuldade no momento é a solução jurídica no relacionamento contratante/contratado para a compra e venda do uso do cloud computing sobretudo no que diz respeito à segurança das informações empresariais guardadas pelo provedor da tecnologia.
Patrícia Peck, advogada especialista em Direito Digital, sócia fundadora da Patricia Peck Pinheiro Advogados e autora de “Direito Digital”, discute o modelo legal que deve pautar o relacionamento na contratação do uso do cloud computing.
Clique aqui para ler o texto de Patrícia Peck "Como proteger o email corporativo na nuvem", publicado pelo IDGNow.


Nenhum comentário: