Email é melhor do que correio de voz para assuntos românticos

Quer impressionar ou seduzir alguém? Use o email. O conselho é de dois cientistas dos EUA que investigaram as reações emocionais frente à comunicação por mensagens de voz e por email. Allan Dennis e Taylor Wells estudaram 72 jovens universitários para concluir que as mensagens escritas, em relação às de voz, são mais eficientes para expressar o que se sente e, por isto, dão melhor resultado  em assuntos românticos.
“Nas mensagens românticas, o conteúdo foi mais positivo, mais excitante e mais emocional nos emails do que nas mensagens de voz”, diz Dennis, da Universidade de Indiana, acrescentando que o email é muito melhor quando se quer transmitir uma informação que faça a pessoa pensar.
Wells, da California State University, e Dennis usaram sensores para captar reações do organismo dos participantes do estudo. 

Uma parte dos sensores foi colocada no rosto dos jovens, para medir movimentos associados com emoções positivas e negativas. Outra parte do equipamento foi fixada aos pés, para coletar informações relacionadas com a excitação, como a mudança de temperatura. 
Os jovens foram chamados aleatoriamente para mandar emails românticos ou pragmáticos (como “mandei a roupa para a lavanderia e fica pronta amanhã”) ou enviar mensagens de voz.
Os pesquisadores observaram que, ao escrever, os jovens levaram mais tempo para escolher as palavras cuidadosamente e para se certificarem de que a linguagem transmitiu o sentido exato do que queriam dizer. Viram também que os jovens usaram linguagem mais forte e mais positiva nos e-mails românticos do que o grupo que deixou mensagens de voz. ”Esse processamento extra pode aumentar a excitação”, afirma Dennis.
Na avaliação das reações fisiológicas dos participantes do estudo, Dennis e Wells viram que os emails românticos ou sedutores produziram respostas mais intensas e excitantes do que o correio de voz, independentemente do conteúdo e do gênero do remetente.

Nenhum comentário: